terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Carta de leitor: O transporte coletivo de Joinville não tem respeito com os usuários.

Estou há dois anos usando o transporte coletivo, todos os dias, para ir para a “faculdade”, com o objetivo de tirar um veículo das ruas (que estão muito congestionadas), e assim diminuir a poluição em nosso meio ambiente. Como bom brasileiro quero dar minha contribuição para município, pois este é o dever de todos. Acredito que o ser humano é capaz de fazer tudo bem melhor a cada dia, tratando os outros com respeito e dignidade. Quando tenho um direito devo cumprir meus deveres. O transporte coletivo de Joinville tem uma ótima tabela de horários, bem administrada por duas empresas. Parece ser pouco, mas não é. Se olharmos outros municípios percebemos que estes não têm a mesma sorte que nós! Eles têm muitas empresas fazendo esta prestação de serviço e quando uma delas não corresponde é só trocar. Eles têm opção; nós não. Agora vamos aos fatos. A tabela de horários não é cumprida. Quando mais precisamos, nos famosos horários de pico, dificilmente o ônibus sai na hora prevista. Quem esta saindo do trabalho está cansado e tem direito de ir para casa descansar. Outros estão indo para o trabalho para ganhar o seu sustento. Quem tem médico marcado (como é difícil conseguir), se não chegar na hora prevista fica para o fim da fila ou marca outro horário em outro dia, quem sabe um mês depois, se for pelo SUS, o próximo ano. E se for grave? E no caso de quem vai para aula? Chegar atrasado todos os dias, quem vai justificar o atraso para o professor? Eu constantemente reclamo dessa situação e os agentes dizem que eu devo reclamar para os responsáveis (quem? 0800, ouvidoria, são todos funcionários da empresa e é daí que vem o seu sustento), garanto que já recorri todos. Alguns dizem que devo sair mais cedo; esta é uma alternativa! Quanto tempo devo deixar disponível? Meia hora, uma hora? Tenho certeza muitas vezes não é suficiente. Nos horários previstos pela empresa para atender as necessidades dos usuários, e com certeza foi esta planilha foi apresentada na Prefeitura e aprovada, não está sendo cumprida, por não ter uma  fiscalização dos órgãos competentes. No terminal do Vila Nova só tem os da própria empresa. Sendo assim não se cumpre os horários. Só sabem dizer que é o trânsito; como se isso justificasse.  Quando atrasa  um horário a empresa deve colocar outro carro para compensar o atraso, para não acumular passageiros. Os carros saem do terminal com a lotação praticamente completa, em cada ponto, já tem passageiro de dois horários esperando e todos precisam chegar ao seu destino. Com isso leva muito tempo para todos conseguirem entrar, o atraso aumenta a cada ponto; quando alguns passageiros precisam comprar o passe é o próprio motorista quem vende. Isso tudo dificulta. Além de não ter mais espaço dentro do ônibus, o motorista para em todos os pontos. Já aconteceu que o ônibus que saiu bem depois alcança outro e os dois chegam junto no terminal, porque não consegue ultrapassar. O que está na frente empilha as pessoas como se fossem objetos com o número maior que o previsto. Uma curiosidade: a lotação destes ônibus é de 32 passageiros sentados e 45 passageiros de pé. Em primeiro lugar como é vista pela segurança, pois quem esta de pé e normalmente com sacolas, bolsas e outros objetos em suas mãos não tem como ficar seguro dentro de um ônibus. Segundo, quem compra o passe tem o direito de viajar sentado (a). Por que devo pagar o mesmo preço para viajar de pé? Sem falar nas pessoas que pela lei devem ter lugares garantidos e sentados (idosos, gestantes e outros), a lei garante este direito e quem tem de dar condições e manter o direito é a empresa prestadora de serviço. Não basta colocar propaganda nos meios de comunicação para ser gentil, o nosso povo é educado e jamais vai ficar sentado quando tem alguém com dificuldade de pé. E digo mais, muitas vezes há pessoas idosas, com saúde, que se aproveita da situação, não sendo solidário com pessoas, que para dar conta dos estudos tem que sair de casa cedo para trabalhar, vão para escola... eles também têm direito. Estamos dentro de um contexto lógico. Se o transporte coletivo não der uma resposta favorável, em pouco tempo vai aumentar o número de veículos nas ruas. Não podemos confiar no coletivo, cada um vai procurar resolver a sua situação. Não podemos imaginar que o trânsito vai diminuir, ou que tudo se resolva com corredor de ônibus, porque não tem como dar todos os direitos só para os coletivos, todos os proprietários veículos têm direito de trafegar e a proporção de veículos é muito superior, o engarrafamento vai ficar ainda pior. Espero ter contribuído, conto com ajuda de todos, principalmente de quem tem o poder de mudar esta situação, as empresas e os órgãos públicos. Acredito que tudo pode ser melhor quando se pensa juntos, comprometidos com todos.                              
 Geraldo Rabelo,
Estudante 2º ano de Teologia no Centro Católico SC APUC



PROTESTOS CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS
 O movimento passe livre tem realizado protestos devido o aumento da tarifa do transporte coletivo estar acima da inflação e também está indignado com a demora na licitação do transporte coletivo iniciado pela gestão de Carlito Merss e que realizou audiências públicas e pelo andar da carruagem não acontecerá. Fica a pergunta será que já virou moeda de troca para financiar a próxima campanha eleitoral? Caberia ao ministério público investigar, mas para isso talvez necessite alguém denunciar primeiro. A grande verdade é que a prefeitura não manda nas linhas e sim as empresas, isso somente mudará com a licitação.
CONFIRA EM http://mpljoinville.blogspot.com.br/2014/01/a-luta-por-transporte-publico-em-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário